Radio Gnome Trilogy

Neste programa o destaque foi votado à trilogia “Radio Gnome Invisible” dos Gong. Este manifesto mitológico reporta-se aos terceiro, quarto e quinto álbuns do grupo, respectivamente, “Flying Teapot” (1973), “Angel's Egg” (1973) e “You” (1974), se não contarmos com os créditos da banda-sonora de “Continental Circus” (realizado por Jerome Laperrousaz, em 1971) e com o split com Dashiell Hedayat, “Obsolete”, também de 1971.

Tudo começou numa noite de lua cheia na Páscoa de 1966, quando Daevid Allen, o mentor dos Gong e na altura membro dos Soft Machine, teve uma visão do que viria a ser a sua existência e da sua banda. Tal visão materializou-se definitivamente na criação de “Radio Gnome”, do qual aqui deixamos um resumo que se aproxima das palavras proferidas no éter da RUC entre as 8 e as 9 da noite da passada quinta-feira.


Quando um fazendeiro Egiptologista de nome Mista T Being comprou um brinco mágico a um vendedor e coleccionador de bules antigos e de chás que se encontrava na rua, de seu nome Fred The Fish, descolava Flying Teapot. Esse brinco tinha a capacidade de receber mensagens vindas do Planeta Gong, enviadas através de uma rádio, a "Radio Gnome", e dotava o seu portador da possibilidade de comunicar telepaticamente com os habitantes daquele planeta. Being e Fish partiram então para os Himalaias onde encontraram o guru (Great Beer Yogi) Banana Ananda, que se entretém na sua gruta a entoar hipnoticamente Banana Nirvana Mañana e que bebe enormes quantidades de cerveja.
Entretanto, Zero , o personagem-central desta história, vê o seu pacato dia-a-dia brindado com uma visão na agitada Charing Cross Road, em Londres. Como consequência, Zero parte numa busca incessante dos seus heróis, iniciando uma veneração ao duende Cock Pot, membro dos Duendes Ganzados (Pot Head Pixies), os habitantes do Planeta Gong, simpáticas criaturas verdes com hélices na cabeça e que se movem em bules voadores. Durante a sua demanda Zero cruza-se com um gato e oferece-lhe as suas fish and chips e o gato retribui o gesto oferecendo a Zero uma poção mágica.

Gong – “Radio Gnome” (Flying Teapot)
Gong – “Flying Teapot” (Flying Teapot)
Gong – “Witch's Song / I am Your Pussy” (Flying Teapot)



Zero adormece sob os efeitos soporíferos da mistela e encontra-se subitamente a planar no espaço sideral. Depois de um breve encontro com um astronauta de seu nome Captain Capricorn, Zero localiza finalmente o Planeta Gong, onde passa uns momentos agradáveis na companhia de uma prostituta que o inicia aos mistérios da deusa da lua Selene. A viagem quimicamente induzida prossegue e os Pot Head Pixies acabam por lhe explicar de que forma os seus bules de chá desafiam as leis da gravidade e cruzam os céus. Esta incursão aos mistérios de Gong culmina com uma visita ao One Invisible Temple, onde Zero vislumbra o Angel’s Egg, uma corporização dos 32 Octave Doctors, descendentes do Great God Cell. Um grande plano é então revelado a Zero. Vai realizar-se na Terra o Great Melting Fest of Freeks, um concerto orgiástico à escala planetária, e Zero está encarregue da sua organização, muito embora este episódio seja descrito em maior pormenor no terceiro e último capítulo.

Gong – “Flute Salad (Malherbe) / Oily Way” (Angel’s Egg)
Gong – “Outer Temple” (Angel’s Egg)
Gong – “Inner Temple” (Angel’s Egg)
Gong – “Percolations (Moerlin)” (Angel’s Egg)
Gong – “Love Is How You Make It” (Angel’s Egg)
Gong – "I Never Glid Before" (Angel’s Egg)



You personifica o regresso a si mesmo de Zero, vindo da sua trip. Procurando o melhor caminho de regresso pergunta a Hiram, o Construtor Magistral (Master Builder), como estruturar as visões que tivera de modo a poder construir o seu próprio Templo Invisível. A resposta é dada, devendo Zero organizar-se para aceder ao Great Melting Feast of Freaks, que terá lugar na Ilha de Toda-a-Parte (Island of Everywere), em Bali. Durante este importante evento o Doutor Interruptor (Switch Doctor) (membro dos Octave Doctors, gurus da sabedoria e protectores do Planeta Gong), magicamente, faz com que todos os presentes passem a ter três olhos, excepto Zero, já que este se deleitava indulgentemente com os prazeres terrenos. Zero perde desta forma a Experiência Reveladora do Terceiro Olho e vê-se forçado a prosseguir a sua existência terrena mortal, convergindo lentamente para o Ovo dos Anjos (Angel's Egg), uma impenetrável carapaça protectora onde os Duendes Ganzados nascem e reciclam a sua existência quando esta tende para o seu fim, alcançando a eternidade.

Gong – “Thoughts for Naught” (You)
Gong – “A P.H.P.’s Advice” (You)
Gong – “Magick Mother Invocation” (You)
Gong – “Master Builder (You)

A trilogia que destacámos foi bem mais tarde continuada com mais dois episódios: Shapeshifter (1992) e Zero to Infinity (2000), que complementam a história conhecida com a existência virtual de Zero, que gozaria então de uma vida etérea, sem corpo, de seu nome Android Shperoid Zeroid.

No comments: