산울림


San Ul Lim, San Ul Rim, Sanulrim ou Sanullim?

O projecto que no dia 8 de Janeiro de 2009 invadiu os tubos de ensaio do Laboratório provém das longínquas paragens da península coreana e tem deixado perplexas as audiências ocidentais que dificilmente conseguem traduzir tanto o seu nome próprio (산울림) como os nomes das faixas constantes nos seus múltiplos álbuns.
Nascidos em 1977, e com uma carreira de mais de três décadas, que apenas terminou no ano passado devido à morte do baterista por acidente de viação, os Sanullim são provavelmente o grupo de rock coreano, ou K-rock para ser mais preciso, que atingiu maior popularidade dentro e fora das fronteiras desse país do extremo oriente.

Fazendo juz às tendências sociológicas dessa parte do globo, os Sanullim eram um empreendimento familiar, já que todos os seus três elementos são irmãos. Kim Chang-wan é o mais velho dos três, é o vocalista, guitarrista e também líder da pandilha, e seguem-se, por ordem de nascimento Kim Chang-hoon, o baixista, e Kim Chang-ik, baterista. Nascidos no seio de uma família abastada de Seul, os irmãos Kim nunca tiveram dificuldades financeiras para fazer face aos custos dos instrumentos musicais necessários ao seu ofício. Quando entrou na universidade, Chang-wan comprou uma guitarra acústica, na qual deu os primeiros passos musicais, compôs as suas primeiras melodias, e ensinou os restantes irmãos a tocar. Mais tarde, quando chegou a vez do caçula da família se candidatar à universidade, os pais prometeram-lhe um piano como presente caso consiguisse entrar. Chang-ik, considerando que o piano é uma coisa muito efeminada e pouco máscula, propõe que em troca lhe seja oferecido uma bateria, uma guitarra eléctrica e outra baixo, e dois amplificadores. Com este material os irmãos Kim iriam compor praticamente todo o repertório de canções dos Sanullim, perto de uma centena em poucos anos de ensaios, mesmo antes do grupo ser baptizado.

Em 1977 participam num popular concurso universitário de bandas, arrebatando o primeiro prémio. Nessa altura chamavam-se A Um-Lee, que significa “não sejas diferente”, e quando o concurso acabou adoptaram a designação final Sanullim, sendo que “san” significa “montanha” e “ullim” pode ser traduzido por eco. Passados poucos meses os “eco da montanha” gravam alguns temas num gravador portátil JVC que submetem à editora SRB, sem no entanto terem qualquer esperança de prosseguir uma carreira musical. Esta brincadeira acabou por lhes sair cara, pois a SBR lançou o primeiro disco intitulado “Ah! Already?”, um registo que arrebatou por completo as audiências coreanas (em parte pela dissonância que provocava com os estilos musicais em voga na altura) e que atingiu ao longo do tempo a notável marca de um milhão de vendas.

Nessa época a Coreia ainda vivia sob um regime ditatorial e apenas dois fenómenos musicais se destacavam na sua estéril paisagem cultural. Por um lado, havia o Group Sounds coreano, que dominava o circuito de concertos organizado para as tropas norte-americanas estacionadas na Coreia, e as sonoridades folk que plantavam raízes em torno do clube Myung-Dong. Quando o primeiro disco de tonalidades psicadélicas e hard-rock dos Sanullim saiu, ninguém foi capaz de encontrar uma categoria onde os catalogar, e dessa forma os irmãos Kim foram promulgados como arautos de um novo som coreano.
Passados quatro meses, os Sanullim lançam o segundo disco “As Laying Carpet on My Mind”, um registo que define e consolida a sua sonoridade idiossincrática, e onde é introduzido o orgão pela mão da irmã Kim Nan-suk.

Atentos ao que se passava no ocidente, os irmãos Kim procuraram transformar o som do seu terceiro disco e torná-lo mais pesado, voltando à fórmula tripartida de guitarra, baixo e bateria. O resultado, apesar de notável, provocou alguma resistência por parte das audiências que acolheram friamente “My Heart”. Para a posteridade ficaria um tour de force de 18 minutos que ocupava todo o lado B do vinil “You’re already me”.
Embora no plano musical global os Sanullim (ou Sanulrim) não sejam pioneiros, a verdade é que criaram um espólio musical notável, recentemente reeditado numa enorme caixa comemorativa de 17 cds intitulada “The Story of Sanullim”. As suas músicas são permeadas por uma das mais belas guitarras fuzz da história, senão mesmo a mais bela, e por variadas experimentações com efeitos primitivos e algumas brincadeiras com a estereofonia, o que lhes valeu o epíteto de psicadélicos. Em meados dos anos 80 a música de dança começou a dominar os gostos coreanos e os Sanullim procuraram reagir lançando uma mão cheia de álbuns com alguns momentos interessantes, esforços insuficientes para travar a correnteza da moda...

Playlist de 8 de Janeiro de 2009:

Sanullim (산울림) - "ANi BeolSseo" ("Already"), retirado de "ANiBeolSseo" ou "Ah! Already?" (아니벌써), 1977
Sanullim (산울림) - "AMa NeutJeun YeoReumIEotSeul GeoYa" ("Perhaps, It Was a Late Summer"), retirado de "ANiBeolSseo" ou "Ah! Already?" (아니벌써), 1977
Sanullim (산울림) - "Nae MaEumE JuDanEul GgalGo" ("Lay Silk on My Heart "), retirado de "NaeMaEumE JuDanEul GgalGo" ou "As Laying Carpet on My Mind" (내 마음에 주단을 깔고) , 1978
Sanullim (산울림) - "NoRae BulLeoYo" ("Let's Sing"), retirado de "NaeMaEumE JuDanEul GgalGo" ou "As Laying Carpet on My Mind" (내 마음에 주단을 깔고), 1978
Sanullim (산울림) - "GeuDaeNeun IMi Na" ("You are Already Me"), retirado de "Nae MaEum" ou "My Heart" (내 마음), 1978

Download do programa em formato podcast aqui.

Acompanhamento audiovisual:


Sanullim "Live 1981-2006", parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5

Mais informação na enciclopédia online, e também aqui e aqui.

Sanullim Mania (em coreano)

No comments: