Angel in Heavy Syrup, Christine 23 Onna


Primeira incursão do Laboratório Chímico pelo Extremo-Oriente, em que destacámos Angel in Heavy Syrup e Christine 23 Onna. Os dois grupos têm em comum a guitarrista Toda Fusao, que em 1993 se juntou ao guru do noise Yamazaki Maso para formar os segundos.
As Angel in Heavy Syrup (Itakura Mineko, voz e baixo; Nakao Mine e Toda Fusao – que se juntou ao grupo após o primeiro disco – nas guitarras e Takahara Tomoko na bateria) lançaram desde 1991 quatro álbuns (I, II, II e IV), mantendo desde 1999 um hiato de edições originais (um best-of viu a luz do dia em 2002).
O grupo de Osaka
foi “descoberto” por Yoshiyuki “Jojo” Hiroshige, músico, produtor e figura de proa da cena noise-rock nipónica, para além de mentor e proprietário da Alchemy Records, que editou todos os discos do grupo. Apesar das afinidades com Hiroshige, o quarteto não faz da exuberância do noise a sua imagem de marca. A sonoridade das Angel in Heavy Syrup assenta no travo delicodoce da voz de Mineko e nas intrincadas composições rítmicas das guitarristas, como se asas de subtis arranjos angelicais submergissem em espessas camadas de xarope distorcido que confere um nevoeiro psicadélico a muitos dos seus temas.
Das influências do grupo podem vislumbrar-se nomes como Gong ou Soft Machine, a complexidade composicional dos Amon Düul II ou o liricismo da música de Corte Tradicional Japonesa.
O duo Christine 23 Onna define-se como um “space mondo psychedelic group”. Editaram três álbuns – "Space Age Batchelor Pad Psychedelic Music", “Shiny Crystal Planet” e “Acid Eater. Criam música psicadélica a partir da fusão do fuzz ácido da guitarra de Fusao e os sintetizadores de outra galáxia de Maso, num vórtice sonoro de alucinações psicadélicas dos anos 60 e 70,
soft-core exotica e groove fluorescente. Ampla recriação, portanto, bem distinta dos outros projectos, mais focalizados, do duo (as já mencionadas Angel in Heavy Syrup, Masonna, Space Machine, Acid Eater). O duo partilha ainda outra afinidade: são vizinhos comerciantes em Shinsaibashi, Osaka – Freak Scene, de Fusao, e Alchemy Music Store, de Maso.

O programa de 26 de Novembro de 2008 preparou-vos:

Angel in Heavy Syrup – Space Great Eye (I)
Angel in Heavy Syrup – Crazy Blues (II)
Angel in Heavy Syrup – Introduction - Naked Sky High) (III)
Angel in Heavy Syrup – Adios in these Days (IV)
O Pulsar Ciclotímico do Amola-Tesouras (Harvey Matusow’s Jews Harp Band)
Christine 23 Onna – Groovy Spacy 70’s (Shiny Crystal Planet)
Christine 23 Onna – Mondo Nude Mode (Shiny Crystal Planet)
Christine 23 Onna – Space Mondo Topless (Acid Eater)
Christine 23 Onna – Wild Private (Acid Eater).

No comments: