New Weird America

Em 2003, o colaborador da revista "Wire", David Keenan, apelidou de "New Wierd America" o movimento de vários projectos de música independente que na época pululavam consistentemente pelo circuito underground mais recôndito do folk Norte-Americano.

Grande parte desses grupos ou projectos individuais estavam (e alguns estão) sediados fora dos grandes centtros urbanos como células auto-excluídas do organismo total, como forma de inspiração isolacionista mas também como refúgio face a uma América politicamente corporativa de efeito anestesiante à criatividade artística. Este modus vivendi potenciou a formação de redes subterrâneas de alianças e permutações criativas através de várias publicações caseiras bastante limitadas, e de editoras e distribuidoras como a Apostasy, Child of Microtones, Eclipse Records, Ecstatic Yod, Spirit of Orr, Vhf, entre muitas outras.

Quanto a nomes de projectos, muitos poderiam ser mencionados para além dos destacados no programa. Incorporam sonoridades distintas que oscilam entre a apresentação acústica e vocal estruturada, a improvisação livre, free-jazz, rock psicadélico, drones, artefactos electrónicos, field recordings ou simplesmente o manuseamento de objectos do quotidiano. Mas o substrato comum a tal grupo repousará na expressão musical do imaginário folk Norte-Americano reciclada desse arquivo arquetípico da América que é a Antologia da Música Folk Norte-Americana de Harry Smith, ou de nomes como John Fahey ou Blind Willie Johnson, do rock dos Sonic Youth ou Melvins ou mesmo de artistas britânicos como os The Incredible String Band ou Simon Finn.

A 23 de Abril, na emissão do Laboratorio Chimico ouviu-se:
The Tower Recordings - Braille Metronome (Furniture Music for Evening Shuttles, 1998)
Pelt - The cuckoo (Ayahuasca, 2001)
Jackie-o-Motherfucker - Bone Saw (The Magick Fire Music, 2000)
Ash Castles on the Ghost Coast - Ride Cactus, Glide Cliff (Ash Castles on the Ghost Coast, 1996)o
No-Neck Blues Band - Wieder der Erste Mal (Embryonnic, 2006)
Sunburned Hand of the Man - Rivershine (The Trickle Down Theory of God Knows What, 2003)
Vanishing Voice - Nordic Visions (Nordic Visions, 2006)
Six Organs of Admittance - Attar (The Sun Awakens, 2006)
Six Organs of Admittance - On Returning Home (Dark Noontide, 2002)

Devido a problemas técnicos a emissão em podcast deste programa não está disponível.

No comments: