Zabriskie point, vanishing point

Há um ponto no horizonte que funciona como o vértice visto de dentro de uma pirâmide. Uma pirâmide sem muros, nem paredes, formada apenas pelo amplexo do ar, permitindo àquele ponto mover-se connosco para onde quer que olhemos, como se nos perseguisse. Ao caminhar, o vértice absorve todos os objectos que a nossa vista alcança, os quais aí se perdem a uma velocidade cada vez maior, com uma tal força que, se nele nos focarmos, também nós aí podemos desaparecer, nesse mesmo momento em que o bico da pirâmide passa de dentro para fora e faz rebentar a íris do olho, subvertendo o ponto focal, que se inverte para se tornar ponto de fuga. O Deserto da Morte, estendendo-se por largos quilómetros entre a Califórnia e o Nevada, é um local propício para essa experiência e nele muitos se perderam para voltarem a nascer, numa prova dromológica em que o horizonte se acelera até fazer explodir essa inultrapassável distância assimptótica entre as linhas da percepção visual e o perímetro total do universo. Naquela inóspita aridez, no meio de todo o vazio, destaca-se uma espécie de clareira enrugada ainda mais estéril e mais seca, cuja única riqueza mineral foi em tempos o borato de sódio, explorado por um industrioso Zabriskie que lhe deu o nome. Há muitos milhões de anos atrás fora o fundo de um lago que entretanto se evaporou, deixando como vestígios no seu leito apenas as ondas de calor que hoje aquecem e turvam aquelas crateras de hospitalidade lunar e lava seca.



Esse ponto do deserto foi o cenário escolhido pelo filósofo Michel Foucault para a maior experiência da sua vida, a que lhe terá sido alegadamente induzida pela ingestão do ácido lisérgico dietilamida. Nas suas próprias palavras, “o LSD inverte as relações de mau humor, a estupidez e o pensamento: não põe fora de circulação a soberania das categorias quando arranca o fundo da sua indiferença e reduz a nada a triste mímica da estupidez; e a toda essa massa unívoca e acategórica apresenta-a não só como matizada, móvel, assimétrica, descentrada, espiralóide, ressonante, como ainda a faz formigar a cada instante com acontecimentos-fantasma; deslizando sobre uma superfície pontual e imensamente vibratória, o pensamento, livre da sua crisálida catatónica, contempla desde sempre a indefinida equivalência convertida em acontecimento agudo e repetição sumptuosamente engalanada.” Na mesma época, o realizador italiano Antonioni elege aquele lugar como “tópico” central do seu filme sobre essa geração desadaptada e sonhadora na América do dealbar dos anos 70: Zabriskie Point.



Com um argumento escrito com Sam Sheppard e Tonino Guerra, entre outros, o filme acompanha a fuga de um jovem, cujo envolvimento numa sublevação estudantil resultou tragicamente no assassínio de um polícia. Num estilo contemplativo mais do que narrativo e num registo de deriva e deambulação, vemos o jovem a pairar, numa avioneta hippie, sobre o Vale da Morte, a ter um caso de amor livre com uma jovem inconformada com a sua herança burguesa, o seu não menos trágico abate pelas autoridades, até chegarmos ao final para assistir à metáfora explosiva e paradoxalmente apoteótica, de efeitos inegavelmente psicadélicos, do “Blow your mind” apregoado pela contra-cultura dos finais de 60. A casa burguesa e o estilo de vida conformista dos pais da rapariga explodem com todo o seu conteúdo, em imagens de estranha beleza multicolorida, filmadas de todos os ângulos, rebentando em câmara lenta em todas as direcções, como se o espectador tivesse finalmente sido absorvido pelo ponto de fuga do deserto e assistisse por dentro à violenta explosão da sociedade de consumo, materializada na desagregação atómica dos seus objectos fetiche. “Come in number 51, Your time is up” é o tema de Pink Floyd que acompanha esta sequência verdadeiramente surrealista – comparem-se alguns quadros de Dali com as deformações causadas aos objectos do quotidiano. Os Pink Floyd foram responsáveis por uma parte considerável da banda sonora, ao lado de nomes como Grateful Dead, Kaleidoscope, Jerry Garcia, The Youngbloods e John Fahey.


No comments: