Daime Musick

Depois de termos viajado até ao outro lado do outro lado do atlântico, explorado a Tropicália e as aventuras e desventuras da turma do "sítio do picapau tecnicolor", no dia 26 de Fevereiro de 2009 o Laboratório Chimico apresentou o segundo capítulo da epístola psicodélica brasileira.


Temas retirados de compilações dedicadas ao tropicalismo facultaram um ponto de ligação entre o passado recente e o presente distante, servindo igualmente de pano de fundo para a experiência laboratorial a realizar: a relação entre o psicadelismo e a religião num dos países cuja bandeira é das poucas no mundo que não integra a cor vermelha ou negra, símbolos de sangue e guerra.

Secos e Molhados - "Amor" (Brazil 70: After Tropicália)

Novos Baianos - "Tinindo Trincando" (Brazil 70: After Tropicália)

Gilberto Gil e Caetano Veloso - "Dada" (Tropicalia 2)

O primeiro versículo musical debruçou-se sobre o Santo Daime, uma manifestação religiosa que surgiu nas profundezas da amazónia durante as primeiras décadas do século XX e que tem como base o uso sacramental da Ayahuasca, uma bebida enteógena que cataliza processos alucinatórios com o objectivo da cura e bem-estar espiritual dos praticantes. O motivo pelo qual abordamos o Santo Daime, prende-se com o facto da sua prática litúrgica ser essencialmente musical e consistir no canto de hinos, acompanhados por violões, tambores, flautas, teclados e maracás. Aliás toda a "doutrina da floresta" é transmitida de adepto para adepto através destes hinários. Durante o programa, para além dos hinários, foi possível escutar um excerto de uma gravação de Mestre Ireneu, descendente de escravos, lavrador, e fundador do Santo Daime.

Santo Daime - "Rogativo dos Mortos" (Santa Missa do Mestre Ireneu)

"Gravações Audio do Mestre Ireneu"

Santo Daime - "Sem Título" (Madrinha Christina)


O segundo versículo abordou as actividades da Comunidade S8, uma banda conceptual formada em 1971 pela comunidade homónima sediada no Rio de Janeiro de forte pendor religioso que se dedica a advertir as camadas jovens para os riscos inerentes ao consumo abusivo de drogas. Pelo caminho, esta banda haveria de gravar alguns discos de interesse para qualquer apreciador de rock progressivo.

Comunidade S8 - "O Rio das Águas que Saram" (O Rio das Águas que Saram)

Comunidade S8 - "Para Onde Foi o Teu Amado" (O Rio das Águas que Saram)

O terceiro e último versículo musical foi dedicado ao grupo Os Meninos de Deus, uma comunidade religiosa originária dos Estados Unidos, que encontrou no Brasil um fértil terreno para se enraizar e florescer. A delegação brasileira desta organização gravou vários discos de folk psicodélico, que aqui apresentamos. "A música é uma das formas de oração mais poderosas, e quando as pessoas estiverem cantando as nossas canções, estarão de uma maneira indirecta, orando", referiam

Os Meninos de Deus - "É Só Acreditar" (Amor Nunca Falha: Capítulo 2)

Os Meninos de Deus - "Obrigado, Senhor" (Aperte... Não Sacuda)

Os Meninos de Deus - "Ce Tem Que Ser Um Menino" (Aperte... Não Sacuda)

Sacramento audiovisual:


Documento Especial: Santo Daime (parte 1, parte 2, parte 3)

Mais informações sobre Os Meninos de Deus aqui

Mais informações sobre o Santo Daime, assim como hiperligações para escutar os hinários, aqui, aqui, e aqui

No comments: